terça-feira, 15 de março de 2016

Quem diria? Capone é daqui!

Na biografia de Júlia Wanderley, a famosa educadora do Paraná, há uma série de episódios mal contados. Ela casou-se com Frederico Petrich, que, segundo seus biógrafos, foi um dos pintores da catedral de Curitiba. Na documentação referente à catedral não consta o nome de Petrich, que assumiu os negócios do sogro e parece nunca ter sido pintor. Diz a biografia da professora, que ela não conseguiu ter filhos e adotou um sobrinho. Ainda é mal explicado essa história de sua irmã ter abdicado do filho, entregando-o aos cuidados de Júlia. Os registros mostram que Minervina Wandeley teve gêmeos, os quais sabe-se que foram entregues, assim que nasceram, a umas irmãs de caridade de origem italiana. Um dos meninos, a quem foi dado o nome de Júlio, foi assumido por Júlia Vanderley, que o registrou como filho legítimo. O outro irmão, a quem deram o nome de Afonso, consta que foi mandado ao exterior para adoção. Seguindo as pistas da documentação, foi possível descobrir que o menino era para ter ido para a Alemanha, todavia foi rejeitado, por parecer muito latino, apesar do sobrenome Wanderley. As freiras acabaram por mandá-lo para Nova Iorque, onde Afonso foi adotado por um casal italiano bastante humilde: Gabriele y Teresina Capone. Nos registros norte-americanos, o garoto aparece como Alphonse Gabriel Capone.
                              

                               Júlia Wanderley                                                                       Al Capone                                                                  

Creio que não é preciso se estender sobre esse personagem, que fez fama com o pseudônimo de Al Capone. As semelhanças de traços fisionômicos com a família paranaense são uma evidência a mais para mostrar sua origem. Quando vemos fotos de Júlio, seu irmão gêmeo, não restam dúvida que Al Capone era Curitibano da Silva.
                                                                                         Júlia e Julinho

7 comentários:

  1. Incrível. Será? Porque separar os gemeos?

    ResponderExcluir
  2. Incrível. Será? Porque separar os gemeos?

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de história. Se desenvolver um pouco mais poderá vender para hollywood, antes que vire uma novelinha da Globo.

    ResponderExcluir
  4. Se fizessem um dna e comprovassem daria uma historia e tanto

    ResponderExcluir
  5. Nossa que história, na minha opinião porque separaram os gêmeos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar disso . Ela era minha bisavó. E não se parece em nada com meu avô. Não sei donde tiraram isso .

    ResponderExcluir
  7. Alphonse Gabriel "Al" Capone (nasceu em Nova Iorque, 17 de janeiro de 1899 – Meu avô Júlio Petrich da Costa nasceu em 31 de outubro de 1901.

    ResponderExcluir